06/05/2011

Ativ1Marcelo

Quem sou eu como professor?


Posso dizer que sou um profissional que tem limitações e busca superá-las. Quando vou fazer meu plano de aula, procuro pensar em como eu poderia transportar os conteúdos a serem trabalhados com algo do cotidiano dos alunos, para que eu consiga despertar no aluno o interesse pelo conteúdo a ser ministrado, porque acredito que quando o aluno traz significado para o conteúdo estudado, ele aprende com mais facilidade e o professor consegue chegar ao objetivo planejado; fazendo com que o aluno entenda a mensagem inerente ao conteúdo e consiga fazer uso da mesma em seu convívio social.
Ao elaborar um planejamento seguindo esse principio é bom salientar que devemos sentir como está o desenvolvimento das atividades em sala, e caso ele perceba que não esta surtindo o efeito desejado ele deve abrir espaços em suas aulas para que os alunos lhe dêem dicas para que possa fazer as alterações necessárias para que seu planejamento chegue a seu objetivo. Algo que me ajuda muito nessas ocasiões é a troca de ideias com outros professores essa interação é muito rica no sentido de debatermos as metodologias que estão sendo utilizadas e a eficiência da mesma e nessa discussão chegar a uma nova postura de intervenção em sala de aula. Mas infelizmente ainda encontro algumas barreiras no sentido de trocas ideias com outros professores, porque alguns ainda acreditam que o conhecimento é uma propriedade particular e não pode deixar ninguém obter as informações que possui e devido a essas relações sociais limitadas entre o grupo de trabalho a discussão a respeito das metodologias trabalhadas e os pontos que podemos melhorar ocorre de forma fragmentada. Outra limitação é em relação ao domínio total das tecnologias disponíveis, mas essa limitação esta sendo sanada com o curso das TICs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário