06/05/2011

Ativ8Marcelo

Ativ7Marcelo

Pedagogia de projetos

È uma forma na qual os professores podem estar trabalhando temas específicos ou diversos dependendo da abordagem elencada no projeto, temas estes que venham de encontro com o anseio do aluno, pois os projetos podem ser sugestões de atividades ou temas que os alunos vivenciam ou fazem parte de seu meio social, a duração de um projeto pode variar de acordo com a temática escolhida.
O tema que escolhi para a pesquisa foi: A Influência do Jogo de Xadrez na Aprendizagem, segundo fontes da pesquisa realizada este projeto surgiu do interesse dos alunos em praticarem um esporte diferente e este interesse trouxe uma motivação para que três professores da escola municipal Agrovila Central tomassem a iniciativa de desenvolverem o projeto com o objetivo de desenvolver nos alunos coordenação motora, concentração, raciocínio lógico, e o seu desenvolvimento em sala de aula.
Esse projeto envolveu trinta alunos por um período de um ano o mesmo era desenvolvido em forma de oficina onde os alunos tinham uma hora aula de xadrez por semana e para ministrar essa aula os professores utilizaram de diferentes recursos no decorrer do ano letivo os mais utilizados foram aparelho de DVD, televisão, câmera fotográfica e tabuleiro de xadrez. Nesse modelo de projeto onde os alunos demonstraram o interesse pela temática há o envolvimento de todos os alunos e é nessas atividades onde ocorre a produção de habilidades básicas e de suma importância para sua formação. A vantagem de se trabalhar com projeto e a sensação de utilidade que o aluno sente ao estar inserido no real fazer ao invés de ficar sentado e escutando o professor falar assuntos que não são de seu interesse. E o currículo é um elenco de competências e habilidades devidamente hierarquizadas que os alunos deveriam desenvolver ao longo de um determinado período de tempo de escolaridade que pode ser trabalhado também de forma clara dentro projeto.

Ativ5Marcelo

Plano de Aula
Ensino Médio
Biologia
Origem e evolução da vida

Aula sobre o conceito de DNA, a estratégia dessa aula é estabelecer a diferença existente entre DNA e cromossomos e para facilitar a aprendizagem utilizou-se diferentes recursos para despertar o interesse do aluno a respeito do assunto tais como: pesquisas na internet, experimento disponível na internet para produção de material didático e avaliação e resumo de um filme sobre a temática, o interessante foi à forma como foi dividida as atividades em etapas. Realizada de uma gincana onde o aluno desenvolvera uma determinada habilidade em cada etapa da gincana e o professor faz no final da atividade uma avaliação para verificar se os alunos atingiram seus objetivos.

Ativ4Marcelo

ativ3Marcelo

Tecnologia na Educação


O processo de ensino aprendizagem juntamente com a estrutura social esta evoluindo para uma nova forma de ser e agir, os professores não está conseguindo acompanhar essa evolução e precisamos o mais rápido possível nos adequar a nova maneira de se fazer educação através dos recursos tecnológicos. E não podemos cair no erro de pensar que nossos alunos não têm capacidade para absorver tantas mudanças, pois em alguns aspectos eles estão anos luz a nossa frente. E cabe a nós educadores nos adequarmos a essa nova demanda e nos tornarmos profissionais atualizados e para isso devemos nos manter em constante capacitação para que possamos desenvolver tanto nossas metodologias quanto nossa capacidade de mudança e atualização.

Ativ6Marcelo

Reflexão


Não é uma missão assim ta fácil, pois o professor vem de um período histórico onde a tecnologia não estava tão presente em seu dia a dia quanto está presente no dia a dia dos nossos alunos. E para que o professor consiga desenvolver uma pratica pedagógica na qual o desenvolvimento das habilidades necessárias seja alcançado e preciso que ele conheça os recursos que pretende usar intimamente para que de posse dessas informações ele venha a traçar estratégias que o ajude a desenvolver sua pratica pedagógica, caso contrário ele ira utilizar recursos de mídias com metodologias arcaicas sem produção de conhecimento e muito menos o desenvolvimento de habilidades pelo aluno.
A partir do momento que o professor conhece o recurso tecnológico que pretende usar em seu trabalhar; faz um estudo dos conteúdos curriculares que vai trabalhar e as habilidades que podem ser exploradas na atividade planejada, surgem às condições ideais para que o aluno tenha uma aprendizagem significativa.

ativ2Marcelo

Educação e Tecnologia


Minhas expectativas em relação ao uso das tecnologias nos processos de ensino aprendizagem são muito positivas, porque o professor tem mais instrumentos para trabalhar no sentido de elucidar o conhecimento para seus alunos, podendo dinamizar as informações e ate mesmo absolve-las com mais velocidade e é o que exige a estrutura social que temos hoje, mas ao mesmo tempo fico preocupado, pois não são os recursos de mídia que uso dentro de sala de aula que faz com que meus alunos aprendam e sim a forma com que utilizo esses recursos. E nessa perspectiva fico preocupado, porque a evolução tecnológica chegou de maneira muito “rápida” e o professor não se atentou a essa mudança social, e hoje isso e um fato de transformação social, e infelizmente nós professores não estamos conseguindo acompanhar a toda essa produção de informação, tecnologia e as mudanças sociais.

É nesse sentido que fico preocupado em relação à tecnologia na educação. Conseguiremos nos adaptar a essa nova era e fazer uma educação dinâmica com os recursos tecnológicos que nos é disponibilizado.

Ativ1Marcelo

Quem sou eu como professor?


Posso dizer que sou um profissional que tem limitações e busca superá-las. Quando vou fazer meu plano de aula, procuro pensar em como eu poderia transportar os conteúdos a serem trabalhados com algo do cotidiano dos alunos, para que eu consiga despertar no aluno o interesse pelo conteúdo a ser ministrado, porque acredito que quando o aluno traz significado para o conteúdo estudado, ele aprende com mais facilidade e o professor consegue chegar ao objetivo planejado; fazendo com que o aluno entenda a mensagem inerente ao conteúdo e consiga fazer uso da mesma em seu convívio social.
Ao elaborar um planejamento seguindo esse principio é bom salientar que devemos sentir como está o desenvolvimento das atividades em sala, e caso ele perceba que não esta surtindo o efeito desejado ele deve abrir espaços em suas aulas para que os alunos lhe dêem dicas para que possa fazer as alterações necessárias para que seu planejamento chegue a seu objetivo. Algo que me ajuda muito nessas ocasiões é a troca de ideias com outros professores essa interação é muito rica no sentido de debatermos as metodologias que estão sendo utilizadas e a eficiência da mesma e nessa discussão chegar a uma nova postura de intervenção em sala de aula. Mas infelizmente ainda encontro algumas barreiras no sentido de trocas ideias com outros professores, porque alguns ainda acreditam que o conhecimento é uma propriedade particular e não pode deixar ninguém obter as informações que possui e devido a essas relações sociais limitadas entre o grupo de trabalho a discussão a respeito das metodologias trabalhadas e os pontos que podemos melhorar ocorre de forma fragmentada. Outra limitação é em relação ao domínio total das tecnologias disponíveis, mas essa limitação esta sendo sanada com o curso das TICs.